Home Notícias Alunos do interior são premiados no Concurso de Redação do CORECONPR

Alunos do interior são premiados no Concurso de Redação do CORECONPR

by Roberto Cirino
323 views

O Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) promoveu nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, a solenidade de premiação do 2º Concurso de Redação que teve como tema “Orçamento Familiar: sua importância para a economia”. O concurso que é voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio, 4º ano do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública de todo o Estado, contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e dos Núcleos Regionais de Educação.

O primeiro lugar ficou com o estudante Gabriel Henrique Sobierai, do Colégio Estadual Arnaldo Busato, do município de Verê. Ele esteve acompanhado da sua orientadora a professora Elisane Pastre Ceccon e da Vice-diretora da escola Elucinéia Bizz França Pedrussi.

O segundo lugar ficou com a estudante Maiara Gabriela Fredrich do Colégio Estadual Arnaldo Ritt, do município de Toledo. Ela esteve presente  com sua orientadora, a professora Fabiana Machado Todeschini.

O terceiro lugar foi ocupado pela  aluna Ana Caroline Truzzi Campos, do Colégio Estadual Malba Tahan, do município de Altônia. Sua professora orientadora foi Terezinha Bolonhesi Alves Mota, que teve sua escola representada na solenidade por Adilson Carlos Batista, da Secretaria do Estado da Educação.

O vencedor Gabriel foi homenageado pelo CORECONPR com a entrega de um notebook e um diploma sua orientadora recebeu um smartphone e a escola recebeu uma Tv Smart, entregue a diretora. O Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão recebeu um notebook e diploma.

A segunda colocada,  Maiara ganhou um smartphone e a professora foi homenageada com um diploma. A terceira colocada ganhou um tablet e a professora ganhou um diploma de homenagem.

Os Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Umuarama também receberam um diploma do CORECONPR, e os demais Núcleos participantes também foram agraciados com certificados de participação no Concurso. 

Homenageados 

O vencedor falou um pouco do processo da escrita da redação, o quanto gostou de ter ganho e da oportunidade de viajar para conhecer o Conselho. “Escrever foi tranquilo, porque eu gosto de ouvir economistas na internet e também já estava me preparando para a redação do ENEM, mas fiquei muito feliz de ganhar o concurso e de poder conhecer o CORECONPR”. 

A representante da escola, Elucinéia, comentou que este prêmio fecha com chave de ouro a comemoração de 50 anos da escola. “Moramos em uma cidade pequena, e nossos alunos não tem muitas oportunidades e por isso optamos em trazê-lo pra cá, para passear e receber esta homenagem. Essas ações são ótimas, pois incentivam a escola, os professores e os alunos”

A professora orientadora de Gabriel aproveitou para parabenizar o CORECONPR pelo concurso e comentou que são essas parcerias da educação que ajudam a construir uma sociedade melhor. E esperam participar novamente no próximo ano.

A aluna Maiara, que ocupou a segunda colocação, ficou feliz com a nova experiência de participar do concurso e também de conhecer o conselho. “É uma experiência diferente, pois foi algo que batalhei, e terei orgulho para o resto da vida. Foi gratificante estar aqui, e tudo isso graças a minha professora Fabiana e ao Colégio. Sou muito grata por este dia”.   Sua orientadora comentou que a iniciativa é importante para escola e alunos. “Estas ações são um grande incentivo para professores e família apoiarem o aluno. E pra mim é um orgulho ter uma aluna vencedora e poder estar aqui. Queremos voltar em outros anos”. 

Cerimônia

Durante a cerimonia, o presidente do CORECONPR, Celso Bernardo, comentou a satisfação do Conselho em poder promover novamente este evento, que visa estimular o curso de economia entre estudantes. E também agradeceu a participação dos colaboradores do CORECONPR, do apoio dos professores, dos chefes de Núcleos e de toda a equipe da Superintendência da Educação e da Secretaria de Educação do Estado para a realização do evento.

Esteve no evento, representando a Secretária da Educação a Superintendente da Educação, Ines Carnieletto, que parabenizou a iniciativa do Conselho e os alunos pela conquista. Ela também mencionou em seu discurso, que é uma grande incentivadora do Curso de Economia, no qual é formada, e embora não exerça a profissão, ressaltou a importância dele em sua vida pessoal e profissional.

A solenidade teve como orador o vice-presidente do CORECONPR, Carlos Magno Andrioli Bittencourt, que finalizou comentando a importância do papel do professor para transformar a sociedade

Estiveram ainda na solenidade, representando o Sindicato dos Economistas, Odisnei Antonio Bega, representando o Presidente do COFECON, Luiz Rubin, a Conselheira Gina Paladino, o Gerente Amarildo Santos e o Assessor da Presidência Gilberto Miranda.

Parceria

A Secretaria da Educação, como em 2017, foi uma parceira do CORECONPR neste concurso, divulgando, orientando e apoiando o Conselho na seleção das redações finalistas e vencedoras, por meio dos Núcleos Regionais da Educação. Os núcleos ficaram responsáveis por receber todas as redações dos colégios estaduais e selecionarem uma redação para ser encaminhada ao Conselho, onde foram avaliadas por comissão julgadora.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment