Home Notícias Ganhadores do 25º Prêmio Paraná de Economia são agraciados durante o CBE 2015

Ganhadores do 25º Prêmio Paraná de Economia são agraciados durante o CBE 2015

by Roberto Cirino
544 views

encontroNo dia 11 de setembro, durante a cerimônia de encerramento do 21º Congresso Brasileiro de Economia, que ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba, os vencedores da 25ª edição do Prêmio Paraná de Economia foram homenageados pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR). Na categoria Economia Pura e Aplicada, o primeiro lugar ficou com o estudante Marco Aurelio Sigismondi Ahauji Filho, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e na Categoria Economia Paranaense, a vencedora foi Samara Cristina Vieceli, da Unioeste de Toledo.

Marco Aurelio escreveu sobre “Exportações por Intensidade Tecnológica dos Estados Brasileiros: Evolução e Importância no Crescimento Econômico. Ele teve como orientadora a economista e professora Augusta Pelinski Raiher. A estudante Samara Vieceli abordou o tema “O Desenvolvimento Sustentável das Regiões do Paraná”. Ela foi orientada pelo professor Jandir Ferreira de Lima.

O Prêmio Paraná de Economia, instituído pelo Conselho Regional de Economia do Paraná, na modalidade de Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas, tem a finalidade de estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada, e premiar os três primeiros classificados em cada categoria de trabalho.

A premiação total foi de 9 mil reais, dividida entre as categorias premiadas, de acordo com o regulamento.

Outros ganhadores

Categoria Economia e Aplicada

Segundo lugar: Helis Cristina Zanuto Andrade Santos, com o título “Um Estudo sobre os Determinantes do Investimento Privado no Brasil (1994-2013), sob a orientação da professora Eliane Cristina de Araújo Sbardellati, da Universidade Estadual de Maringá.

Terceiro lugar: Temidayo James Aransiola, que escreveu sobre o “Efeito do Programa ‘Bolsa Família’ na Taxa de Trabalho Infantil dos Estados Brasileiros: Uma Análise Econométrica com Dados em Painel”. Orientação do professor  Henrique Coelho Kawamura, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Categoria Economia Paranaense

Segundo lugar: Janaina Dambros de Abreu, com o título “Assimetria de Informação e o Crédito no Município de Toledo (PR): O Caso dos Cooperadores do Sicoob Oeste”. Orientador Pery Francisco Assis Shikida, da Unioeste Toledo.

Terceiro Lugar: Bruna Naiara de Castro Fernandes, com o título “Uma Discussão da Desigualdade no Estado do Paraná a partir do Impacto da Segregação de Renda no Mercado de Trabalho”. Orientação da professora Janete Leige Lopes, da Unespar, de Campo Mourão.

***Foto: Crédito para Cintya Hein

Foto/Legenda:   A professora Augusta Pelinski Raiher, orientadora, o estudante Marco Aurelio Sigismondi Ahauji Filho, da UEPG, vencedor na categoria Economia Pura e Aplicada, ao lado do presidente do CORECONPR, Sérgio Hardy, e da conselheira Maria de Fátima.

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment