Home Notícias Curso de Economia da UEM celebra 60 anos com uma programação especial de palestras

Curso de Economia da UEM celebra 60 anos com uma programação especial de palestras

by Roberto Cirino
346 views

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mais antigo da instituição, completa neste ano, 60 anos de atividade. Para comemorar essa importante data, a Comissão Organizadora do curso, presidida pelo professor Jaime Graciano Trintin, que também é o coordenador do Departamento de Economia (DCO) da UEM, está organizando uma programação especial no Jubileu de Diamante. As comemorações terão início na próxima terça-feira (20), com a Solenidade de Abertura, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da instituição, seguida da aula magna, ministrada direto da França, pelo economista Joaquim José Martins Guilhoto, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Representando o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) estará participando do evento, a economista Maria de Fátima Miranda.

A comemoração recebe o tema “O Semeador”, que segundo Trintin foi inspirado justamente na parábola do Semeador “pois já são 60 anos de milhares de sementes lançadas”. Ele comenta ainda, que ter o curso de Ciências Econômicas no interior, no ano em que foi autorizado, é um grande marco para a história da cidade. “Foi uma grande conquista para Maringá ter um curso de graduação tão cedo, somente 14 anos após a fundação oficial da cidade. Já mostrava que a educação e a ciência seriam alguns dos principais alicerces sobre os quais a cidade seria edificada”.

As comemorações previstas pela Comissão Organizadora, serão inteiramente gratuitas e voltados para quem tiver interesse em participar. Outros eventos estão previstos para acontecer ao longo de 2021, até março de 2022.

Aula magna on-line

Na terça-feira (20), o economista brasileiro Guilhoto dará a aula magna online, abordando o assunto “Modelos insumo-produto: cadeias globais de valor”. Com doutorado e pós-doutorado na área econômica, o convidado já foi docente da Universidade de São Paulo (USP), e professor visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), na Universidade de Illinois (EUA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Paris Dauphine (França). Ele possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente em sua área de pesquisa.

Na aula, Guilhoto abordará a base de dados Inter-Country Input-Output da OCDE e os indicadores de comércio. Também fará análise das mudanças no sistema de produção internacional, dos impactos das cadeias globais de valor sobre o emprego e o meio ambiente, bem como trará informações sobre emissões de dióxido de carbono (CO2) incorporadas na produção, no consumo doméstico e no comércio internacional.

História do curso

Para receber os primeiros alunos em 1961, o curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM passou por trâmites burocráticos: foi autorizado a funcionar em 1960 e, antes disso, criado junto à Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (Fecem) por meio da Lei Estadual do Paraná 4.070/59. A Fecem foi reconhecida em 1967 pelo Decreto Federal 61.584.

A UEM oferece esta graduação nos períodos integral e noturno, tendo atualmente 521 estudantes matriculados, 36 professores e três técnicos administrativos. Por meio do DCO, que é uma espécie de “substituto” da extinta Fecem, em 1993 foi criado o mestrado e em 2007 o doutorado, que hoje formam o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE-UEM), com 41 doutores e 272 mestres já formados.

Nos dias atuais, o bacharelado em Ciências Econômicas da UEM teve seu mais recente reconhecimento de curso renovado de 2017 a 2022 pelo Decreto Estadual 7.199 de 22 de junho de 2017.

Desde a primeira formatura em 1964 até este ano, foram formados 2.426 cientistas econômicos pela UEM, o que faz a entidade fazer história dentro da profissão de Ciências Econômicas.

Palestras previstas:

Maio de 2021 – Tema: Economia da Saúde. Palestrante: Pedro Pita Barros (professor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal).

Agosto de 2021 – Tema: Organismos Internacionais de Financiamento. Palestrante: Otaviano Canuto dos Santos Filho (professor da USP).

Agosto de 2021 – Tema: Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Palestrante: Edinaldo Tebaldi (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Bryant, nos EUA).

Setembro de 2021

Tema: Economia e Inteligência Artificial. Palestrante: Joilson Giorno (egresso de graduação pela UEM e professor da UEM em graduação e pós-graduação).

Outubro de 2021

Tema: Harmonização Tributária do ICMS e Impactos na Economia Paranaense. Palestrante: Alexandre Alves Porsse (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Federal do Paraná/UFPR).

Novembro de 2021 – Tema: Política Econômica e Ciclos. Palestrante: Francisco José Alves Coelho Veiga (professor da Universidade do Minho, em Portugal).

Março de 2022 – Tema: Estratégias para o Crescimento Econômico. Palestrante: Albert Fishlow (professor emérito da Universidade de Colúmbia e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos EUA).

SERVIÇO:

SOLENIDADE DOS 60 ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UEM DA AULA MAGNA ON-LINE

Data: 20/04/21

Hora:14h

Para participar basta fazer inscrição no link de acesso abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6b3Uzrbjgs8

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment