Home Notícias Inscrições abertas para Prêmio sobre o Sistema Nacional de Fomento

Inscrições abertas para Prêmio sobre o Sistema Nacional de Fomento

by Roberto Cirino
238 views

– 3º Edição do Prêmio ABDE-BID de Monografias distribuirá R$ 28 mil em prêmios; melhores trabalhos serão publicados em livro.

– A novidade deste ano é que, além de associados ABDE, pesquisadores e estudantes poderão inscrever trabalhos.

As inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Monografias sobre o Sistema Nacional de Fomento estão abertas. Neste ano, o prêmio chega à sua terceira edição com uma grande novidade: antes restrito à participação de funcionários das instituições associadas à ABDE, em 2016, qualquer pessoa interessada poderá inscrever seu trabalho. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, será aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática. “Queremos trazer a academia e a sociedade para o debate sobre o desenvolvimento, para que nos ajudem a refletir sobre como fazer para o Brasil voltar a uma rota desenvolvimentista”, explica Fernanda Feil, gerente de Estudos Econômicos da ABDE.

A categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, segue exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas, mas também conta com novidades. Os trabalhos serão divididos em dois grupos – um primeiro reunirá os bancos públicos federais, bancos cooperativos, Finep e Sebrae; e em outro, os bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, os bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento e as agências de fomento. “A ABDE busca ser um centro de referência do pensamento sobre o desenvolvimento e como tal cabe a ela, junto com seus parceiros, estimular o debate sobre o assunto”, completou Feil.

Para o Luciano Schweizer, especialista Líder de Mercados Financeiros do BID, a premiação é uma boa oportunidade de pensar caminhos para que o Brasil retome o crescimento.  “A presente situação traz novos e velhos desafios ao desenvolvimento do país, e iniciativas como está contribuem para uma reflexão mais ampla e pragmática sobre inovações, alternativas e mecanismos que podem levar o Brasil a um novo ciclo de desenvolvimento.”

As inscrições para o prêmio vão até o dia 25 de julho. Os primeiros colocados em cada categoria serão conhecidos em setembro e a cerimônia de premiação acontecerá em dezembro. O regulamento e demais informações estão disponíveis em www.abde.org.br ou pelo endereço eletrônico: [email protected]

Sobre a ABDE

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados, para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro. Realiza cursos, produz estudos e representa as instituições em mesas de diálogo com organismos do governo, do setor produtivo e da sociedade. 

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento é a fonte mais importante de financiamento para o desenvolvimento e assistência técnica para a América Latina e o Caribe. O Banco procura melhorar as condições de vida dos habitantes da região, associando-se com seus países membros a fim de contribuir para a aplicação de novas soluções para os problemas de desenvolvimento.

Informações para imprensa

Thais Sena/Livia Marques

21 21096042/6044

[email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment