Você está aqui
Home > Notícias > 22º ENESUL reúne economistas para debaterem as perspectivas da economia brasileira

22º ENESUL reúne economistas para debaterem as perspectivas da economia brasileira

O economista Gesner Oliveira apresenta o tema “Cenários para a economia e aspectos relevantes para a Região Sul”, em sua palestra magna, no auditório da FAE Business School.

Economistas de grande notoriedade nacional estarão em Curitiba nos dias 28 e 29 de julho, para debater assuntos importantes da economia nacional e da região Sul durante a 22ª edição do ENESUL – Encontro dos Economistas da Região Sul, que acontecerá no auditório da FAE Business School, com realização conjunta entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Voltado para economistas, estudantes dos cursos de economia e para a população em geral, o evento terá como tema principal “As perspectivas da economia brasileira sob a ótica da Região Sul”, que tem a finalidade de apresentar a visão dos economistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a atual conjuntura econômica, bem como, situar a realidade econômica da região frente às dificuldades enfrentadas pelo País.

A palestra magna do evento será proferida pelo Ph.D em Economia, Gesner de Oliveira, professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração – PAE-EAESP/FGV. Ele vai apresentar o tema “Cenários para a economia e aspectos relevantes para a Região Sul”, no dia 28 de julho, às 20h30. A abertura do evento será às 19h30, com a presença dos presidentes do Conselho Federal de Economia e dos Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, seguido pela apresentação do representante da Fecomércio, o economista Luiz Vamberto de Santana.

Ao todo, o evento contemplará quatro painéis, com os seguintes temas: “Situação Econômica dos Estados do Sul e suas Perspectivas”, “Economia do Crime”, “O Economista no Mercado de Trabalho” e “Economia Nacional/ Projeto Lei da reformulação da Profissão do Economista”.

O Enesul é promovido anualmente, em sistema de rodízio, entre os Conselhos Regionais de Economia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sempre abordando temas importantes relacionados ao desenvolvimento destes Estados.

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 28 de julho – sexta-feira

HORÁRIOS:

17h às 19h30 – Credenciamento 

19h30 às 20h – Solenidade Abertura do 22º ENESUL – Econ. Maria de Fátima Miranda (Presidente do CORECONPR), Econ. Clovis Benoni Meurer (Presidente do CORECONRS), Econ. Paulo Roberto Polli Lobo (Presidente do CORECONSC) e o Econ. Julio Miragaya (Presidente do COFECON).

20h00 às 20h30 – Palestra com representante da FECOMÉRCIO PR – Econ. Luiz Vamberto de Santana.

20h30 às 21h30 – Palestra Magna – “Cenários para a Economia e Aspectos Relevantes para a Região Sul” – com o Econ. Gesner de Oliveira.

21h30 – Coquetel de confraternização.

DATA: 29 de julho – sábado

HORÁRIOS:

07h30 às 08h – Credenciamento

08h às 8h30 – Palestra com o diretor de mercado da Fomento Paraná – Econ. Luiz Renato Oliveira Jorge Hauly.

08h30 às 10h30 – Painel I : Situação Econômica dos Estado do Sul e suas Perspectivas –

Econ. Daniel Nojima (Paraná), Econ. Darcy Francisco Carvalho dos Santos (Rio Grande do Sul) e

Dra. Liana Bohn (Santa Catarina). Moderação: Econ. Paulo Rogério Alves Brene

10h30 às 10h45 – Coffee Break

10h45 às 12h – Painel II: Economia do Crime – com o palestrante Econ. Pery Francisco Assis Shikida e a debatedora Dra. Marcia Regina Godoy

12h às 13h45 – Almoço

14h às 15h45 – Painel III: O Economista no Mercado de Trabalho – Entrevista com Economistas bem-sucedidos na Profissão: Econ. Eduardo André Cosentino, Victor de Fraga Sant’Ana e Econ. Rafael Costa e Silva. Entrevistador: Econ. Daniel Rodrigues Poit.

16h – 16h30 – Coffee Break.

16h30 às 17h30 – Painel IV – Conjuntura Econômica / Projeto de Lei da Reformulação da Profissão do Economista, com o palestrante Econ. Julio Miragaya – Presidente do COFECON.

17h30 às 18h – Entrega dos Prêmios  –  7º Torneio Paranaense de Economia e 2ª Gincana Regional de Economia Sul.

18h às 18h30 – Encerramento

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link: http://enesul.coreconpr.gov.br/

Top