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Curso: Reconhecimento Antecipado de Problemas de Crédito

OBJETIVOS DO CURSO

Conhecer a importância da prevenção na gestão do riscos nas empresas e as oportunidades estratégicas de investimentos e de novos negócios. Tratará de situações problemáticas de crédito concedidos para Empresas e Instituições Financeiras, assim como para o Varejo.

Serão trazidos aspectos práticos, além do balanço e DRE e discutidos instrumentos da Lei Falimentar No. 11.101, que trata da Recuperação e Falências, de forma a perceber antecipadamente dificuldades e buscar alternativas para evitar perdas por créditos incertos. Ampliar as capacidades de análise apurada de riscos, seus impactos e mitigantes, e sensibilizar o alerta geral empresarial para evitar problemas futuros.

DATAS E HORÁRIO (Duração total: 8 horas / aula): 

dia 26 de Abril de 2016 (3ª.feira) das 09h00 às 18h00.

LOCAL

Conselho Regional de Economia-CORECON-PR 6ª Região – Sala de Cursos

Rua Profª. Rosa Saporski,  989 – bairro Mercês, Curitiba, PR (estacionamento no local)

PÚBLICO ALVO

Economistas; Engenheiros; Administradores; Consultores; Empresários; Advogados; Contadores; Funcionários Públicos; Profissionais Liberais, Líderes e Profissionais de Crédito e Cobrança que tenham responsabilidade por administrar carteiras de crédito e implantar mudanças e melhorias nas organizações. Pessoas que aspiram a cargos executivos e de liderança para os quais são exigidos conhecimentos de modelos de Gestão de Riscos e de Carteiras de Crédito. 

PROGRAMA

  • O aumento atual da Inadimplência, Porque os problemas começam?
    • A visão crítica das Causas internas e externas; Estudo das principais causas e o posicionamento preventivo; Como a Gestão de Riscos ocorre ao longo do ciclo de um crédito
  • Como identificar e evitar “Surpresas Previsíveis na Gestão de Crédito”?
    • Patologia de um problema de crédito; Apresentação e discussão do processo de Due Diligence.
  • Reconhecimento dos problemas a nível estratégico.
    • A evolução da Governança Corporativa e desafios regulamentares.
  •  A importância da análise:
    •  do Negócio, da empresa e do setor de atuação; das Finanças, a viabilidade da empresa, lucratividade, taxas de retorno;  da Situação societária, legal e fiscal: o desenho organizacional para a empresa operar regularmente

ü  O desenvolvimento das soluções e saídas decisivas

ü  Recuperação Judicial e Extrajudicial da Lei 11.101

  • Discussão geral dos problemas em empresas:
    • Restabelecimento das linhas de créditos; Manutenção da liquidez de curto prazo; Reestruturação nas diversas áreas: finanças, vendas, produção, administração; Ajustes na estrutura de custos e dos critérios contábeis; As alternativas nos mercados de derivativos de Crédito
  • Identificação e categorização dos principais riscos envolvidos
  • Discussão dos instrumentos de gerenciamento e monitoramento das garantias e dos sistemas: Six Sigma Black Belts e demais ferramentas, FTA / FMEA, na solução de problemas crônicos.
  • O que fazer e por quê? Principais características dos Títulos e Contratos
    • A Importância da Lei de Falências para o mercado de crédito brasileiro. O Protesto e a Cobrança Judicial; SPC, Serasa e Cartório de Protestos; As questões da cobrança judicial
    • Princípios e atributos legais; Cheque, O pré-datado na cobrança; Validade do boleto bancário e duplicata; Nota Promissória; Características legais dos contratos de financiamento; Garantias contratuais
  • Como atuar de forma proativa com relação às ameaças e as oportunidades nos casos de problemas de crédito? Ferramentas de Negociação na inadimplência
    • Princípios e regras práticas na Gestão dos débitos – Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Contato a distância (Carta, e-mail, telefone e demais) e pessoal (visita e reunião); Aplicação do Código de Defesa do Consumidor; O Negociador profissional e a política de resultados
  • O desenvolvimento de um sólido Plano de Ação corretivo, de recuperação ou mesmo de liquidação (o diagnóstico adequado, Teste de Estresse e Análise de Liquidação do negocio / empresa).
  • Quais as etapas, o passo a passo, as ferramentas da gestão de riscos e prevenção de crises em casos problemáticos renegociados na prática?
  • Qual deve ser o papel do gerente, membro de equipe e Responsável na gestão de riscos? O relevante apoio dos especialistas e a composição de acordos.
  • Como se comunicar com a alta administração (sem parecer ser pessimista ..)?
  • Como utilizar lições aprendidas para evitar os custos da repetição dos erros?
  • Oportunidades de Investimentos e os Processos de Fusões e Aquisições.
    •  Uma visão crítica e o aumento das chances de sucesso; Como utilizar lições aprendidas para evitar os custos da repetição de erros; Como identificar e atuar de forma proativa com relação a ameaças e oportunidades em um crédito problemático.

INVESTIMENTO

Economistas e estudantes Registrados, conveniadas(*) e quem mora fora da Região Metropolitana de Curitiba – R$ 150,00(cento e cinquenta reais)

Valor total para outros profissionais – R$ 300,00 (trezentos reais)

Faça download da ficha de inscrição

INSCRIÇÕES

Enviar preenchida a FICHA de INSCRIÇÃO disponível no site do CORECONPR. Podem ser feitas reservas de vagas pelo e-mail [email protected] ou  tel. 11 99212 1918.  Enviar a ficha de inscrição do curso, que deve ser preenchida e apresentada com a comprovação de pagamento. 

CERTIFICADO

Emitidos pelo CORECON-PR para os participantes que cumprirem no mínimo 75% de frequência. 

INSTRUTORES DO CURSO                      

Ricardo Kovacs

Especialista em finanças corporativas, com visão estratégica de riscos e negócios empresariais, inclusive de reestruturação e Fusões & Aquisições, com ampla experiência em finanças internacionais e negócios de comércio exterior, graduado em Contabilidade, com Proficiency Certificate em Inglês pela Cambridge University de Londres, com Pós Graduação na Columbia University – NY. Diretor para América Latina de Instituições Financeiras do BANK OF AMERICA MERRILL LYNCH baseado em SP. Analista Senior VP – Corporate e Instituições Financeiras da MOODY´s AMERICA LATINA durante três anos. Ocupou posições de comando no Grupo SANTANDER Brasil por cinco anos. Responsável pela Universidade Corporativa de Riscos, depois na Companhia Financeira OLÉ, Santander Brasil, onde montou a área de Riscos e Planejamento. Posteriormente na VP Executiva – Varejo na gestão de produtos da VPE – Varejo, MIS, planejamento estratégico e Campanhas e Incentivos. Diretor do CITIBANK, Brasil, onde trabalhou 18 anos, inicialmente como Corporate Officer, depois Branch Head em Londrina, Pr. Diretor de Instituições Financeiras e da Unidade de Remedial Management (Recuperação de Ativos Corporativos). Iniciou sua carreira bancária como Corporate Trainee até ocupar diretorias comerciais e de crédito do Banco Europeu para a América Latina – BEAL SA, tanto em SP e Porto Alegre no Brasil, como Bélgica, Argentina e Uruguai. Também atuou na Bayer – Uruguai. Tem grande experiência em posicionamento estratégico e analises táticas, dos riscos envolvidos, na estruturação de negócios corporativos internacionais e consultor de re-estruturação financeira e empresarial (Turnaround) também em países como, Argentina, Bélgica, Chile, Equador, Estados Unidos, França e Uruguai. Professor convidado da Universidade CITIGROUP – Latam, Consultor de Riscos do BID, e Palestrante em vários cursos sobre Finanças, Riscos, Compliance, de Internacionalização e Comércio Exterior, em seminários abertos, como IIR (Grupo INFORMA) e IBGT – Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround) e fechados no Brasil (FEBRABAN, ABBC e IBEF) e no exterior (Felaban e Moody´s Analytics).

 

Aristoxenes Dalla Stella Filho e Ricardo Kovacs

Economista pela de Placido e Silva – Pr, com especialização em marketing e estratégia pela FGV – SP e gestão pela Joseph Katz -Universityof Pittsburgh; Aristo possui experiência de 35 anos no mercado financeiro desenvolvendo projetos, produtos e negócios para empresas corporate e middle Market no Brasil e America Latina;Em sua passagem pelo Citibank, Nacional, BankBoston e Itau, exerceu cargos chaves liderando às áreas de produtos estruturados financeiros, produtos e serviços de cash management, comercial e negócios regionais. Atuou ainda como CFO da Plastipar, sendo o responsável pela sua restruturação de capital, processos e renegociação de dívidas junto a bancos e órgãos de governo. De 2008 a 2013 participou da criação do Itau latam, divisão internacional do banco Itau para atender seus negócios na América Latina com foco em desenvolvimento de produtos, serviços e negócios regionais, além de participar da diretoria de comercio exterior da Câmara de Comercio Argentina – Brasil – Cambras; Atualmente atua como consultor em gestão e projetos financeiros para empresas Middle Market.

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