Home Notícias Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia

Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia

by Corecon PR
297 views


Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia

Durante o evento o Paraná foi anunciado como sede do próximo congresso em 2015. Economistas e estudantes se destacam durante o evento.

Na última sexta-feira (7) foi encerrado o XX Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado em Manaus, que teve como tema “Economia Verde, Desenvolvimento e Mudanças Econômicas Globais”. Economistas debateram temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e apresentaram alternativas e perspectivas de soluções para importantes questões que influenciam no bem-estar de toda a sociedade. Diversos economistas paranaenses estiveram representando o CORECONPR no evento, que contou com palestras, debates, entrega de Prêmio Brasil de Economia e a III Gincana Nacional de Economia, além de exposição de trabalhos científicos e minicursos.

 O Congresso Brasileiro de Economia (CBE) que aconteceu pela primeira vez em Manaus, reuniu cerca de 1,2 mil participantes entre economistas, empresários, autoridades, estudantes de economia de todo o país em diversas atividades durante os quatro dias de evento.

Durante a noite de abertura, no dia 4 de setembro, foi entregue o XIX Prêmio Brasil de Economia, onde economistas paranaenses tiveram destaque ocupando a 1ª e  2ª posição  na categoria Artigo Técnico ou Científico.  O economista Luciano Luiz Manarin D’Agostini, foi o vencedor com o tema “Recente aumento dos preços de imóveis no Brasil: existe ou não a bolha imobiliária?” levando o prêmio de R$ 3.000,00.

 Na sequência as economistas do estado, Janete Leige Lopes e Rosangela Maria Pontili, levaram o 2º lugar com o prêmio de R$ 2.000,00 através do artigo “Uma discussão da interrelação entre gravidez na adolescência e permanência na escola, a partir da aplicação do modelo próbit”. Concorreram neste prêmio trabalhos acadêmicos em cinco categorias diferentes: monografia de graduação, artigo técnico ou científico, dissertação de mestrado, tese de doutorado e livro de economia.

Na última sexta-feira (6), foi realizada uma votação para escolher o estado que irá sediar a XXI Congresso Brasileiro de Economia em 2015. E o Paraná foi o escolhido para ser sede da próxima edição do congresso através dos economistas presentes. O estado concorreu com Mato Grosso, mas conseguiu vencer.

 

VOCÊ PODE GOSTAR

Leave a Comment