Você está aqui
Home > Notícias > Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia

Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia


Economistas paranaenses participam do XX Congresso Brasileiro de Economia

Durante o evento o Paraná foi anunciado como sede do próximo congresso em 2015. Economistas e estudantes se destacam durante o evento.

Na última sexta-feira (7) foi encerrado o XX Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado em Manaus, que teve como tema “Economia Verde, Desenvolvimento e Mudanças Econômicas Globais”. Economistas debateram temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e apresentaram alternativas e perspectivas de soluções para importantes questões que influenciam no bem-estar de toda a sociedade. Diversos economistas paranaenses estiveram representando o CORECONPR no evento, que contou com palestras, debates, entrega de Prêmio Brasil de Economia e a III Gincana Nacional de Economia, além de exposição de trabalhos científicos e minicursos.

 O Congresso Brasileiro de Economia (CBE) que aconteceu pela primeira vez em Manaus, reuniu cerca de 1,2 mil participantes entre economistas, empresários, autoridades, estudantes de economia de todo o país em diversas atividades durante os quatro dias de evento.

Durante a noite de abertura, no dia 4 de setembro, foi entregue o XIX Prêmio Brasil de Economia, onde economistas paranaenses tiveram destaque ocupando a 1ª e  2ª posição  na categoria Artigo Técnico ou Científico.  O economista Luciano Luiz Manarin D’Agostini, foi o vencedor com o tema “Recente aumento dos preços de imóveis no Brasil: existe ou não a bolha imobiliária?” levando o prêmio de R$ 3.000,00.

 Na sequência as economistas do estado, Janete Leige Lopes e Rosangela Maria Pontili, levaram o 2º lugar com o prêmio de R$ 2.000,00 através do artigo “Uma discussão da interrelação entre gravidez na adolescência e permanência na escola, a partir da aplicação do modelo próbit”. Concorreram neste prêmio trabalhos acadêmicos em cinco categorias diferentes: monografia de graduação, artigo técnico ou científico, dissertação de mestrado, tese de doutorado e livro de economia.

Na última sexta-feira (6), foi realizada uma votação para escolher o estado que irá sediar a XXI Congresso Brasileiro de Economia em 2015. E o Paraná foi o escolhido para ser sede da próxima edição do congresso através dos economistas presentes. O estado concorreu com Mato Grosso, mas conseguiu vencer.

 

Top